Notícias
30/01/2015
Situação de Emergência: chuva causa prejuízos na Bahia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Chuvas fortes, enxurradas e inundações deixaram Municípios da Bahia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina em Situação de Emergência entre o final de 2014 e início de 2015. Os decretos municipais foram reconhecidos pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, por meio de portarias publicadas nesta sexta-feira, 30 de janeiro, no Diário Oficial da União (DOU).
No Rio Grande do Sul, três Municípios tiveram a Situação de Emergência reconhecida em decorrência das chuvas do início do ano. São eles: Iraí, Santo Expedito do Sul e São Francisco de Assis. Segundo a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado, as chuvas afetaram 11 Municípios gaúchos. Mais de 360 casas foram danificadas por enchentes, enxurradas e ventos fortes. Isso deixou 1.042 pessoas afetadas.
Em Santa Catarina, também de acordo com a Secretaria de Defesa Civil do Estado, as chuvas prejudicaram 12 Municípios. Mas, somente Aurora, afetado por enxurradas no dia 8 de janeiro, obteve o reconhecimento federal de anormalidade.
Chuvas na Bahia
Entre os dias 17 e 20 dezembro do ano passado, vários Municípios baianos foram surpreendidos pelas fortes chuvas, que causaram muitos estragos em decorrências das enxurradas. Ao todo, 19 Municípios decretaram Situação de Emergência pelos prejuízos e danos causados. A Portaria 07/2015 reconheceu a anormalidade em oito Municípios no total - Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Laje, Nilo Peçanha, Presidente Tancredo Neves, Taperoá e Teolândia.
Acesse as Portarias 07/2015 e a 08/2015