Notícias
27/07/2006
Senador pede mais investimentos em infra-estrutura
Agência CNM
O pequeno volume de investimentos em infra-estrutura no país, principalmente no caso do saneamento básico nos municípios, foi criticado pelo senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) na sessão do Plenário desta quarta-feira, 26.
Segundo o senador, o superávit primário no primeiro semestre deste ano foi de 3,87% do Produto Interno Bruto (PIB), inferior aos 4,18% verificado no mesmo período de 2005. “Essa diminuição poderia significar um fato positivo, se fosse conseqüente de maior volume de investimentos em infra-estrutura, mas é um dado preocupante, porque se deve ao aumento de 14% das despesas do governo”, frisa o senador.
A falta de investimento na infra-estrutura gera muitos problemas para o país, como a falta de saneamento básico nos municípios, o que colabora para problemas de água e causa os mais variados tipos de doenças. A má conservação das rodovias, a falta de ferrovias e os portos que não conseguem atender à demanda, também foram citados pelo senador como problemas causados pela falta de investimentos no setor.
Atualmente, as despesas com investimentos estão em 1% do PIB. “Nunca estiveram tão baixas. Não se pode falar em cortar gastos sem se discutir a qualidade desses gastos”, disse o senador, que pediu maior eficiência da máquina pública e uma reserva orçamentária específica para que os setores não sofram cortes nem contingenciamento por parte do Executivo.