Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Seminário no STF debate participação das mulheres no Estado e na iniciativa privada

Notícias

17/08/2018

Compartilhe esta notícia:

Seminário no STF debate participação das mulheres no Estado e na iniciativa privada

Luiz Silveira Ag CNJO Supremo Tribunal Federal (STF) vai receber, na próxima segunda-feira (20), mulheres que comandam importantes órgãos estatais e empresas privadas para debater a presença feminina nas organizações. O seminário Elas por Elas, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), está marcado para as 9h, na Sala de Sessões da Segunda Turma da Corte. As inscrições para participar do evento sobre poder estatal e na sociedade pelo site estão encerradas.

A presidente do STF e do CNJ, ministra Cármen Lúcia, fará a abertura. Em seguida, o primeiro painel, "A Mulher e o Poder Estatal", contará com a participação da ministra do STF Rosa Weber; da presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz; da procuradora-geral da República, Raquel Dodge; da advogada-geral da União, Grace Mendonça; e da procuradora-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Cristina Machado.

No segundo painel, empresárias referências em seu segmento de atuação vão tratar do tema "A Mulher e o Poder na Sociedade". Estão convidadas para compor a mesa a presidente da Rede Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano; a presidente da Goldman Sachs, Maria Silvia Bastos Marques; a presidente da Rede Sarah de Hospitais, Lucia Braga; a primeira-secretária da Academia Brasileira de Letras, Ana Maria Machado; a cantora Alcione; e a sócia-fundadora da Betânia Tanure Associados, Betânia Tanure.

Representação municipal
O Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) acompanha o debate sobre representatividade feminina nas instituições e apoia iniciativas como essa, de valorização da mulher. Uma das propostas definidas na última reunião do grupo, realizada na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), foi a realização de eventos regionais e estaduais com prefeitas, vereadoras, secretárias e gestoras de modo geral para incentivar a participação no debate político.

Estudo divulgado pelo movimento revela que, na última eleição municipal, 641 mulheres venceram o pleito para o cargo de prefeita e, de 57.814 vereadores eleitos em todo o país no primeiro turno, apenas 8.441 eram mulheres, ou seja, cerca de 13,6%. É importante observar que a porta de entrada para a vida política ou cargos eletivos é, na maioria das vezes, a Câmara de Vereadores.

Leia mais
MMM debate pauta municipalista e planejamento das próximas ações 

Realidade das mulheres na política local brasileira é apresentada pelo MMM

Da Agência CNM de Notícias com informações do STF
Foto: Luiz Silveira/Ag. CNJ


Notícias relacionadas