Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Seminário aborda estratégias de conservação ambiental e proteção social

Notícias

21/09/2016

Compartilhe esta notícia:

Seminário aborda estratégias de conservação ambiental e proteção social

Ag. BrasilDebater os rumos dos programas de conservação do meio ambiente. Essa é a proposta de um seminário internacional que acontece em Brasília e vai até esta sexta-feira, 24 de setembro. O evento reúne representantes dos cinco países que integram o bioma amazônico: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador e Guiana.

As diferentes realidades favorecem o diálogo e a troca de experiências entre os participantes. Os organizadores pretendem, com o seminário, articular a criação de uma rede panamazônica de proteção socioambiental. A ideia é aliar os programas de conservação do meio ambiente com ações em favor da sociedade.

Entre as iniciativas que serão abordadas estão o Bolsa Verde, do Brasil, e o Conserbo, da Bolívia. O seminário é promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, com apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Conservation Internacional (CI) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Unidades de Conservação

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que, no Brasil, existem 399 Unidades de Conservação (Ucs). Desse total, 326 são regidas pelo Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o restante é formada por Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Presentes em todos os biomas e Estados, as Ucs são divididas em duas categorias: proteção integral e uso sustentável.

No primeiro caso é permitido apenas o uso indireto dos recursos ambientais. Já no segundo, o uso direto dos recursos pode ser feito, desde que haja equilíbrio. A entidade destaca que o uso sustentável dos recursos necessita de mais disciplina e incentivo para que os povos tradicionais que vivem nessas unidades consigam viver em harmonia com o bioma.

Boas práticas

O programa brasileiro de Seguro Defeso é um auxílio financeiro para que os pescadores não precisem pescar o ano todo e respeitem o período reprodutivo dos peixes. A intenção é que, com o encontro, mais iniciativas como essa sejam estabelecidas em todos os países envolvidos.


 


Notícias relacionadas