Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Segurança no trânsito é debatida em Brasília por países membros da ONU

Notícias

16/11/2015

Compartilhe esta notícia:

Segurança no trânsito é debatida em Brasília por países membros da ONU

16112015_transito_PrefGoianiaGoComo reduzir as mortes e traumas causados por acidentes de trânsito é o tema sobre o qual irão se debruçar líderes e especialistas de todo o planeta reunidos na 2.ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito – Tempo de Resultados, que ocorre nos dias 18 e 19 de novembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF). Está confirmada a presença de representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). O evento terá debates sobre legislações, ações, medidas de prevenção, atendimento pós-acidente e experiências bem sucedidas em todo o mundo visando ao alcance da meta do Plano Global para a Década de Ações 2011-2020, que é de reduzir à metade as mortes no trânsito.
 
Quatro painéis de alto nível e 24 sessões paralelas compõem a programação, durante a qual serão debatidos mobilidade e infraestrutura até indicadores e metas, passando por tecnologias, gestão, financiamento e fortalecimento do atendimento a traumas, entre outros temas. Ações específicas de proteção a pedestres, ciclistas e motociclistas, que correspondem a metade das estatísticas de mortes no trânsito segundo a OMS, também integram a pauta de discussões.
 
Cerca de 1,5 mil participantes de mais de 120 países participam do evento, entre autoridades de governo, organismos internacionais, organizações não-governamentais nacionais e internacionais, representantes da área do trânsito, da sociedade civil e dos meios Jurídico e Parlamentar de todo o mundo.
 
Compromisso
Ao fim do evento, os países assumirão compromissos em torno da redução de mortes e lesões causadas pelo trânsito, que estarão definidos na Declaração de Brasília sobre Segurança no Trânsito. Todos os anos, os acidentes de trânsito fazem cerca de 1,25 milhão de vítimas fatais, segundo o recém lançado Relatório Global sobre a Situação da Segurança no Trânsito 2015, da OMS.
 
A 2.ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito tem entre seus objetivos avaliar o andamento das iniciativas para redução das mortes e lesões ocorridas no trânsito em todo o mundo em meio à Década de Ação para a Segurança no Trânsito 2011-2020.
 
Amigo da década
O Brasil, que se voluntariou a sediar o evento, é um dos Amigos da Década, grupo informal comprometido com o sucesso do plano global. A meta do grupo é salvar 5 milhões de vidas no planeta até 2020 por meio da adoção, pelos países comprometidos, de políticas, programas, ações e legislações que aumentem a segurança nas vias, especialmente para pedestres, ciclistas e motociclistas, que correspondem à metade das estatísticas de mortes no trânsito.
 
Também integram o grupo Rússia, Estados Unidos, Espanha, França, Austrália, Argentina, Costa Rica, Índia, México, Marrocos, Nigéria, Omã, Filipinas, África do Sul, Suécia, Tailândia, Turquia, Uruguai, Organização Mundial de Saúde, Banco Mundial, Comissão Econômica para a Europa, Comissão Global pela Segurança no Trânsito (vinculada à Federação Internacional de Automobilismo) e Parceria Global pela Segurança no Trânsito (Vinculada à Federação Internacional da Cruz Vermelha).
 
Da Agência CNM, com informação do Ministério da Saúde

Notícias relacionadas