Home / Comunicação / Segundo a ONU, emissão de gases do efeito estufa só aumenta e o tempo para reverter este cenário “está acabando”
Notícias
09/11/2015
Segundo a ONU, emissão de gases do efeito estufa só aumenta e o tempo para reverter este cenário “está acabando”
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a emissão de gases poluentes do efeito estufa "continua em seu aumento sem freio, alimentando as mudanças climáticas". A entidade alerta que o volume de CO2 e outros elementos bateu um novo recorde. Os dados referem-se a 2014 e foram divulgados nesta segunda-feira, 9 de novembro.O mundo ficará "mais perigoso e mais inóspito para as futuras gerações", destaca a ONU. Entre 1990 e 2014, com a acumulação de gases como o CO2, o metano (CH4) e o N2O, houve um incremento de 36% do efeito de aquecimento do clima. Essas informações são da Organização Meteorológica Mundial (OMM) e esses gases são emitidos por atividades das indústrias, agricultura e residências.
A concentração do CO2 na atmosfera atingiu 397,7 partes por milhão (ppm) em 2014. No Hemisfério Norte, ela superou a marca simbólica de 400 ppm em abril de 2014. Uma vez mais, na primavera de 2015, a concentração global de CO2 superou a marca de 400 ppm. Para 2016, a projeção é de que essa concentração ainda aumente.
Efeito estufa
Segundo a OMM, o CO2 é responsável por 83% do aumento do efeito estufa nos últimos dez anos – elevação de 143% em comparação ao período pré-industrial. Este gás combinado com o vapor de água eleva consideravelmente a temperatura do planeta. Para a entidade, o tempo para reverter essa tendência "está acabando".