Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Segunda etapa do panorama da urbanização no Brasil mapeou 22 Unidades da Federação

Notícias

26/06/2018

Compartilhe esta notícia:

Segunda etapa do panorama da urbanização no Brasil mapeou 22 Unidades da Federação

26062018 Concentrações urbanasCento e vinte concentrações urbanas, em 22 Unidades da Federação, incluem a segunda parte da publicação Áreas Urbanizadas do Brasil 2015. O panorama engloba as concentrações urbanas com população entre 100 mil e 300 mil habitantes e completa a primeira parte, que mapeou 63 concentrações urbanas com população acima de 300 mil habitantes e os Municípios de Boa Vista (RR) e Palmas (TO), representado uma área de 15.167,40 km².

Divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a segunda etapa do panorama mapeou uma área de 4.885,17 km². De acordo com os resultados, as concentrações urbanas com maiores áreas urbanizadas delimitadas nessa etapa do projeto foram Caraguatatuba/Ubatuba (SP), Itu/Salto (SP) e Cascavel (PR). As três menores concentrações urbanas identificadas foram Cametá (PA), Parintins (AM) e Abaetetuba (PA).

O Estado de São Paulo tem seis das 10 maiores áreas urbanizadas, da faixa populacional entre 100 mil e 300 mil habitantes. Também apresentar o maior número de concentrações urbanas, com 26; seguido por Minas Gerais, com 18 concentrações urbanas, e pelo Rio Grande do Sul, com 11.

Os resultados do mapeamento das áreas urbanizadas também estão disponíveis para a escala municipal. No ranking das 30 maiores áreas urbanizadas por Município, as dez maiores, em ordem crescente, foram São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Campinas (SP) e Campo Grande (MS).

O objetivo do projeto é fornecer um panorama do processo de urbanização do país. A publicação está alinhada às necessidades dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A base de dados, mapas, tabelas e o relatório metodológico dessa divulgação podem ser acessados pelo site do IBGE.

Com informações do IBGE


Notícias relacionadas