Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Secretária ressalta importância de debater eficiência na aplicação de recursos em evento no Maranhão

Notícias

10/02/2016

Compartilhe esta notícia:

Secretária ressalta importância de debater eficiência na aplicação de recursos em evento no Maranhão

10022016_secretria_de_Turismo_do_Maranho_Delma_AndradeA crise financeira que inviabiliza a gestão em vários Municípios brasileiros, como a das Cidades Históricas, tem impactado significativamente em projetos de sinalização turística e de centros de atendimento ao turista. A Secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, reforçou a relevância de debater com os gestores questões de eficiência na aplicação de recursos federais nas Cidades Históricas.

“Quando nos deparamos com essa dificuldade de liberação dos recursos as obras acabam também sendo paralisadas e a gestão pública fica comprometida”, explicou a secretária. Os gestores terão a oportunidade de aprofundar o tema durante o 2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial. A cidade de São Luís vai receber o evento de 24 a 27 de fevereiro. As inscrições estão abertas e são gratuitas. O Município anfitrião do encontro é conhecido pelo acervo de azulejos e  mais de 4 mil edifícios tombados pela Unesco.

Durante o evento na capital maranhense, estão previstos vários painéis com exposições e debates de iniciativas, críticas e sugestões voltadas ao Turismo das Cidades Históricas. Um deles vai abordar a Governança nas Cidades Históricas para o Desenvolvimento do Turismo Brasileiro. Ele será apresentado pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, e especialistas.

No mês passado, o TCU promoveu um Painel de Refêrência para orientar os Municípios sobre melhorias da governança nas Cidades Históricas. Na ocasião, gestores e representantes de entidades públicas puderam participar e apresentaram sugestões ao Tribunal. “Foi uma grande discussão de quais são os gargalos e quais as soluções que a gente pode encontrar na base de tantos representantes expoentes das instituições públicas e instituições não governamentais tanto em nível federal quanto estadual”, disse Delma Andrade.

O 2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial é uma iniciativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com o governo do Maranhão, a prefeitura de São Luís e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Clique aqui para fazer a inscrição.


Notícias relacionadas