Home / Comunicação / Seca: Projeto de lei apoiado pela CNM de Fundo para Situação de Emergência tramita no Senado
Notícias
10/03/2016
Seca: Projeto de lei apoiado pela CNM de Fundo para Situação de Emergência tramita no Senado
Nos últimos três anos, a seca foi o desastre natural que causou mais prejuízos econômicos de todos os tempos no Brasil. Por isso, o senador José de Agripino Maia (DEM-RN), apoiado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), apresentou o Projeto de Lei do Senado (PLS) 791/2015 que cria o Fundo de Atendimento às Situações de Emergência e de Calamidade Pública decorrentes de secas.A intervenção da CNM junto ao Senado Federal seria para preservar os pequenos Municípios que quase não conseguem suportar sozinhos os efeitos nocivos de tanta escassez de água. Assim, a criação do fundo nacional teria como objetivo subsidiar Estados e Municípios em situação oficial de anormalidade natural decorrente da estiagem prolongada.
Segundo dados da Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC/MI) entre o final de 2012 a setembro de 2015, os danos e prejuízos causados pela seca nos Municípios brasileiros ultrapassaram os 70 bilhões de reais.
O PLS já está tramitando no Senado Federal e já foi encaminhado para avaliação da Comissão de Desenvolvimento Regional. Após análise, ele será enviado para a Comissão de Assuntos Econômicos.
Veja aqui a íntegra do PLS 791/2015.
Notícias relacionadas