Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Seca e fortes chuvas deixam mais 30 Municípios em Situação de Emergência

Notícias

26/04/2013

Compartilhe esta notícia:

Seca e fortes chuvas deixam mais 30 Municípios em Situação de Emergência

Pref. Frei Paulo (SE)A diversidade no clima do Brasil faz com que algumas regiões sofram com a estiagem prolongada e outras com fortes chuvas. Nesta sexta-feira, 26 de abril, o Ministério da Integração Nacional reconheceu a Situação de Emergência em 30 Municípios de 10 Estados.

A Portaria 54/2013 traz a lista dos Municípios com problemas decorrentes do clima. São elas: Canutama (AM), Anastácio (MS), Bela Vista (MS) e Lajinha (MG) por inundações; Ouro Verde de Goiás (GO), Alta Floresta (MT), Apiacás (MT), Confresa (MT) e Pedra Preta (MT) por conta de chuvas intensas; Barra do Jacaré (PR) e Santo Antônio do Sudoeste (PR) por enxurradas; Porto Murtinho (MS), pelos alagamentos e Bela Vista da Caroba (PR) por causa de vendavais.

O contrário ocorre no Semiárido brasileiro, onde não chove há meses e quando chove não é o suficiente. Foram listados na Portaria 54/2013: Chã Preta (AL), Paulo Jacinto (AL), Serranópolis de Minas (MG), Jundiá (RN) e Montanhas (RN) por causa da seca. Além de Carinhanha (BA), Jacaraci (BA), Jequié (BA), Matina (BA), Palmas de Monte Alto (BA), Angelândia (MG), Cônego Marinho (MG), Itacarambi (MG), Luislândia (MG), Mirabela (MG), Bom Jesus (PI) e Elesbão Veloso (PI) pela estiagem.

A diferença entre seca e estiagem, é que a estiagem é um intervalo de tempo sem chuvas, esse fenômeno não é permanente. No caso da seca o período é maior, é permanente e, portanto, mais prejudicial.

Confira a íntegra da Portaria 54/2013




Notícias relacionadas