Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Seca e enchentes: governo reconhece situação de anormalidade em Municípios afetados por desastres naturais

Notícias

17/07/2014

Compartilhe esta notícia:

Seca e enchentes: governo reconhece situação de anormalidade em Municípios afetados por desastres naturais

Defesa Civil Itaqui (RS)Esta semana, o Ministério da Integração Nacional reconheceu, sumariamente, a Situação de Emergência em vários Municípios afetados por desastres naturais. Enquanto a seca assola Minas Gerais, as chuvas continuam causando transtornos no Estado do Rio Grande do Sul. Em algumas localidades, o abastecimento da população corre risco, bem como a agricultura local.

 

Em Minas Gerais, a estiagem permanecesse causando estragos na lavoura e na pecuária. Diante desse cenário, o governo federal reconheceu a Situação de Emergência em seis Municípios mineiros entre esta quarta e quinta-feira, 16 e 17 de julho. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais, 133 Municípios decretaram Situação de Emergência em decorrência da estiagem este ano, dos quais, 86 foram reconhecidos oficialmente pela União.

Segundo o órgão, 67 Municípios tiveram os decretos de Situação de Emergência reconhecidos, 58 foram homologados, 38 estão em análise e 20 foram arquivados. Ainda segundo a Coordenadoria, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) destinará R$ 20 milhões em empréstimos para recuperação das atividades agrícolas castigadas pela seca prolongada. Depois de liberados os recursos, a expectativa é de que sejam necessários cinco dias úteis até que o dinheiro esteja nas mãos dos agricultores, se não houver restrição cadastral.

Queda na produção de grãos
A estiagem afetou duramente a produção de grãos em Minas Gerais, em especial na região do semiárido, impondo as maiores perdas às culturas de sorgo, mamona, feijão de 1ª e 2ª safras, arroz, café e banana. Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa de 11,6 milhões de toneladas da safra mineira de grãos neste ano representa uma queda de 3,56%, com base no mais recente relatório, de maio.

Rio Grande do Sul
De acordo com o boletim divulgado nesta quinta-feira, 17, pela Defesa Civil Estadual, entre os dias 11 a 17 de julho, o número de pessoas diretamente afetadas abaixou significativamente, de 18.176 para 4.439, uma vez que muitos já retornaram para suas casas. Atualmente, 3.806 pessoas permanecem desalojadas e 633 estão desabrigadas. No entanto, o número de Municípios afetados continuam subindo: hoje são 167, dos quais 141 decretaram Situação de Emergência e outros dois decretaram estado de Calamidade Pública.

Segundo a CEDEC/RS, o Ministério da Integração Nacional definiu a liberação de R$ 14 milhões para que o governo gaúcho continue o trabalho de resposta aos Municípios atingidos pelas chuvas das últimas semanas. Das 167 cidades que decretaram Situação de Emergência, 136 apresentaram os documentos necessários para serem incluídos no plano de necessidades apresentado ao governo federal.

Acesse aqui a publicação do reconhecimento federal aos Municípios gaúchos e aqui aos Municípios de Minas Gerais e outros Estados.

Foto: Defesa Civil Itaqui (RS) 


Notícias relacionadas