Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Seca e chuva castigam Municípios de Norte a Sul e levam autoridades a decretar Situação de Emergência

Notícias

01/10/2014

Compartilhe esta notícia:

Seca e chuva castigam Municípios de Norte a Sul e levam autoridades a decretar Situação de Emergência

Agência CNMMunicípios nos Estados de Minas Gerais, Bahia, Amazonas, Maranhão, Paraná, Pernambuco e Santa Catarina tiveram a Situação de Emergência reconhecidas nesta quarta-feira, 1.º de outubro. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) por meio das portarias 248, 249, 251 e 253/2014.

O excesso de chuva e seca rigorosa castigam diferentes regiões do país. Enquanto a seca causa transtornos aos Municípios das Regiões Nordeste e Sudeste, o excesso de chuvas causa danos e prejuízos aos Municípios das Regiões Norte e Sul. Estes dois eventos climáticos provocam problemas e situações de anormalidades bem distintos em todo o país.

O Brasil por ser um país continental, apresenta regiões com características e variações climáticas bem distintas, como o excesso de chuva obriga os Municípios do Sul e do Norte a decretarem Situação de Emergência e solicitar ajuda externa. Em outros, como é o caso dos Municípios nordestinos, a decretação de emergência é justamente pela escassez extrema de chuvas.

Seca no Nordeste e Sudeste
A seca, mais uma vez, levou 34 Municípios a decretarem Situação de Emergência, destes, 24 são baianos. Segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia, 168 Municípios estão em Situação de Emergência em decorrência da seca, mais de um milhão e Secretária de Cultura (BA)setecentas e cinquenta mil pessoas foram afetadas. A escassez de água aumenta os prejuízos como a mortandade de animais e problemas de saúde que afetam diretamente a população.

Este ano, o reflexo negativo da estiagem prolongada já se estendeu a região Sudeste, e São Paulo e Minas Gerais são Estados os mais afetados. A estiagem prolongada casou a falta de água nos açudes e reservatórios, prejudicando seus sistemas de abastecimento que entrou em colapso, razão pela qual centenas de municípios já decretaram situação de anormalidade.

Só em Minas Gerais, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado, 150 Municípios estão Situação de Emergência em decorrência da estiagem.

Excesso de Chuvas
O último balanço da Defesa Civil do Amazonas atualizado no início de julho, aponta que 39 Municípios foram atingidos pelas cheias dos rios. Segundo o órgão, atualmente mais de 317 mil pessoas foram afetadas, 30 Municípios obtiveram reconhecimento federal da Situação de Emergência e dois obtiveram reconhecimento da decretação do Estado de Calamidade Pública, foram os Municípios de Boca do Acre e EBCHumaitá.

Em Santa Catariana, mais 10 Municípios catarinenses obtiveram o reconhecimento federal da Situação de Emergência causadas porenchentes, inundações e alagamentos, causados pelas chuvas desde mês de junho que assolou o Estado. Segundo o boletim do dia 30 de setembro, divulgado pela Defesa Civil Estadual, 174 Municípios decretaram Situação de Emergência.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que 12 Municípios foram afetados pelas chuvas dos últimos dias. Ainda de acordo com o Órgão, as regiões afetadas foram alertadas na última sexta-feira, 26, para a possibilidade de a chuva ultrapassar os 150mm nesta semana, o que se confirmou. A situação, no entanto, é considerada sob controle. Ainda segundo a defesa civil estadual.

Acesse aqui as portarias de reconhecimento

 

 

 


Notícias relacionadas