Notícias
30/06/2015
Seca continua assolando Municípios nordestinos; quatro decretaram Emergência
A estiagem prolongada continua causando transtornos aos Municípios da Região Nordeste. No Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 30 de junho, está publicada uma portaria que reconhece os decretos de anormalidade de quatro cidades afetadas pela seca.
Desde 2010, o cenário vem se agravando na região. E a Confederação Nacional de Municípios (CNM) vem acompanhando o drama dos gestores municipais. Na última semana, a entidade publicou uma matéria que revela: apesar do tempo passado, os Municípios agonizam com a falta de recursos.
Pela portaria, três Municípios cidades baianas obtiveram reconhecimento federal. São elas: Coronel João Sá, Nova Soure e Pai Pedro.
Mais do que os limites físicos, a luta pela sobrevivência aproxima ainda mais os Estados da Bahia e Sergipe. O Município de Gararu (SE) também decretou Situação de Emergência e obteve reconhecimento do governo federal.
Chuvas fortes
Em contrapartida a esse cenário desalentador, as chuvas vêm castigando os litorais da Bahia e Pernambuco, afetados por fortes temporais nos últimos dias 27 e 28 de junho.
Na capital Salvador (BA), o bairro de Pirajá foi um dos mais afetados pelas chuvas intensas. A rede de drenagem ficou obstruída por causa do acumulo de lixo e entulhos. Várias casas ficaram alagadas deixando cerca de 150 famílias desabrigadas.
As fortes chuvas provocaram o deslizamento de um barranco no Município de Recife (PE). O acidente fez duas vítimas.