Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Seca avança e prejudica Municípios além do Nordeste; mais 80 estão em Situação de Emergência

Notícias

25/08/2014

Compartilhe esta notícia:

Seca avança e prejudica Municípios além do Nordeste; mais 80 estão em Situação de Emergência

Claúdio Gomes/AmupeA seca deixou de ser problema exclusivo do Nordeste brasileiro. Municípios do Sudeste - com destaque para os de São Paulo e Minas Gerais - também têm sofrido prejuízos na agricultura e pecuária e prejudicado o abastecimento de água. Desastres naturais fizeram com que o Ministério da Integração Nacional reconhecesse, nesta segunda-feira, 25 de agosto, a Situação de Emergência em mais 80 Municípios – 68 de Pernambuco, seis da Bahia e três de Minas Gerais. A chuva foi motivo de portarias em três Municípios no Rio Grande do Sul.

Está sempre em alta a lista de Municípios atingidos e a Confedreação Nacional de Municípios (CNM) explica o porquê. A seca é um problema crônico, principalmente no Nordeste, e, por isso, os Municípios atingidos geralmente ficam em Situação de Emergência o ano inteiro. Toda vez que a vigência do decreto de anormalidade está perto de expirar, a autoridade local pede a renovação ou decreta novamente a emergência.

O reconhecimento da Situação de Emergência é necessário para que as localidades recebam ajuda federal e garantam assistência às vítimas de desastres naturais e reparação de danos. O governo federal, por vez, não se exime em reconhecer a anormalidade do novo decreto, porém a seca e a estiagem comprovadamente se estendem e se agravam a cada ano.

Ministério Público /PIFalta água
O cenário é crítico em São Paulo. O abastecimento até mesmo de grandes centros urbanos está comprometido. Segundo a Coordenadoria de Defesa Civil Estadual, o Sistema de Abastecimento da Cantareira opera com 12% da capacidade total. O nível estava baixo e voltou a cair neste domingo, 24 de agosto. Por esta razão, o governo estadual adotou como medida de prevenção, o racionamento do fornecimento de água.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) recebeu autorização da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Departamento Estadual de Água e Energia Elétrica (DAEE) para iniciar a obra de captação da segunda cota da reserva técnica do Sistema Cantareira -conhecido como volume morto - que prevê o uso de mais 116 bilhões de litros de água.

O Sistema Cantareira é o principal fornecedor de água da grande São Paulo e da capital paulista. A crise hídrica é resultado da maior estiagem dos últimos 84 anos. Julho foi o sexto mês do ano em que choveu abaixo da média histórica na região dos reservatórios do sistema.

Em Minas Gerais, a preocupação é com as lavouras de grãos, como café e milho. A seca contribui para a baixa produção e aumenta os preços dos produtos. Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais, 143 Municípios estão Situação de Emergência em decorrência da estiagem.

Acesse a lista de Municípios em Situação de Emergência reconhecida pelas Portarias 209/2014 e 210/2014, publicadas no Diário Oficial da União

 

 

 

 

 

 


Notícias relacionadas