Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Seca atinge Minas Gerais e deixa 119 Municípios em Situação de Emergência

Notícias

06/08/2012

Compartilhe esta notícia:

Seca atinge Minas Gerais e deixa 119 Municípios em Situação de Emergência

Valter Campanato - ABrA seca continua a castigar os Municípios brasileiros, e entre os mais atingidos estão os mineiros. Ao todo, 119 prefeituras decretaram Situação de Emergência até a tarde desta segunda-feira, 6 de agosto, conforme informações da Defesa Civil de Minas Gerais. A estiagem traz prejuízos agrícolas e falta água para consumo humano em algumas localidades.

Somente no Diário Oficial da União (DOU) do dia 1.º de agosto, quatro Municípios mineiros e um do Rio Grande do Sul tiveram a situação reconhecida por meio de portarias ministeriais. São eles: Francisco Dumont, Januária, São João da Lagoa e Várzea da Palma – todos de MG –, e Butiá, no RS.

Os decretos que reconhecem a Situação de Emergência valem por um período de noventa dias corridos após a publicação no DOU. Segundo boletim da Defesa Civil, em Minas Gerais, há Municípios com problemas de estiagem desde março deste ano.

Como decretar a SE?
Para decretar a Situação de Emergência, o prefeito precisa cumprir algumas burocracias, como por exemplo, a apresentação de um parecer técnico da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) e um ofício onde o gestor solicita a homologação do decreto municipal.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra que nos sites da Defesa Civil de cada Estado há orientações de como pedir o reconhecimento da situação. Além disso, as páginas possuem instruções de como captar recurso para auxílio às famílias atingidas bem como outras ações de ajuda aos munícipes.


Notícias relacionadas