Notícias
03/12/2013
Seca ainda afeta mais de 90% dos Municípios piauiense e 1,5 milhão de habitantes
A forte seca registrada este ano na região Nordeste do país ainda castiga a população de centenas de Municípios. No Piauí, mais de 90% deles enfrentam problemas por conta da estiagem e da falta de água potável. O governo do Estado decretou Situação de Emergência em 204 Municípios, o que representa mais de 1,5 milhão de habitantes, conforme informação da Associação Piauiense dos Municípios (APPM).
O presidente da Associação, Arinaldo Leal, esclarece que apesar de as chuvas começarem a cair nos Cerrados, em outros Municípios da região Sul do Estado elas são esporádicas. “Em algumas regiões choveu bem, mas foram chuvas pontuais. Na região do Semiárido e na região de Picos não choveu nada. Essas chuvas a gente já está esperando porque se ocorrer outro ano de seca, o negócio vai ficar inviável. A gente espera que melhore a situação”, declarou.
De acordo com ele, em dois anos de seca, o gado e a criação já estão totalmente comprometidos e se 2014 for um ano de seca, os reservatórios que abastecem as cidades importantes vão secar, como a Barragem de Bocaina, que está com apenas 20% de sua capacidade. “Mais um ano de seca será catastrófico até para o abastecimento humano”, falou o presidente da APPM.
Da Agência CNM, com informações do Meio Norte