Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Saúde adere à Plataforma +Brasil para repasse de recursos entre fundos

Notícias

28/06/2021

Compartilhe esta notícia:

Saúde adere à Plataforma +Brasil para repasse de recursos entre fundos

28062021 plataforma brasil adesao saudeO Ministério da Saúde aderiu à Plataforma +Brasil para transferência de parte dos recursos na modalidade fundo a fundo – ou seja, do Fundo Nacional de Saúde (FNS) para os fundos de saúde municipais, estaduais e do Distrito Federal. A Confederação Nacional de Municípios (CNM), colaboradora desde a criação da iniciativa, atua para que migrações como essas sejam cada vez mais comuns e os recursos possam ser executados por uma única plataforma.

Por meio de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado com o Ministério da Economia, a pasta da Saúde passa a utilizar a ferramenta. Em 2020, as transferências de recursos na modalidade fundo a fundo, referentes ao Bloco de Estruturação da Rede de Serviços Públicos de Saúde, movimentaram em torno de R$ 9,5 bilhões. O plano de trabalho acordado entre os órgãos tem validade de dez anos e pode ser prorrogado.

A CNM destaca que a adesão do Ministério da Saúde para transferência pela Plataforma +Brasil permitirá redução no custo operacional e a possibilidade de acompanhamento, por acesso livre, de obras e equipamentos. Antes, somente o Município com login e senha tinha acesso aos sistemas e podia visualizar os processos e a execução.

De acordo com o Ministério da Economia, a Plataforma +Brasil operacionaliza, atualmente, cerca de R$ 24 bilhões por ano. O objetivo é padronizar e simplificar os processos de transferências de recursos. Lançada em 2019, a ferramenta opera 12 modalidades de transferências da União: convênio; contrato de repasse; termo de parceria; termo de colaboração; termo de fomento; transferências fundo a fundo de segurança pública; Fundo Penitenciário; Fundo Antidrogas; Fundo do Sistema Nacional de Emprego; Fundo Cultural (Lei Aldir Blanc); transferências especiais e termo de compromisso. Até 2022, a pasta espera operar 31 modalidades.  

Todas as transferências da União podem ser acompanhadas pelo Painel de Transferências Abertas.

Leia também
Ministério da Economia divulga alteração no cronograma para execução das emendas individuais na modalidade especial

Novo módulo da Plataforma + Brasil é apresentado em edição especial da Roda de Conhecimento

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas