
Notícias
28/11/2014
Roda de capoeira recebe título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
Umas das mais antigas expressões culturais do Brasil, a roda de capoeira recebeu título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O reconhecimento da arte que mistura dança, esporte, cultura popular e música ocorreu nesta terça-feira, 26 de novembro.
A roda de capoeira ganhou oficialmente o título após votação durante a 9.ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, em Paris. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconhece a prática como patrimônio cultural desde 2008. De acordo com o Instituto, as políticas de patrimônio imaterial não existem apenas para conferir títulos, mas para que os governos assumam compromissos de preservação de seus bens culturais, materiais e imateriais.
Conforme documento do Iphan, registro vai favorecer a consciência sobre o legado da cultura africana no Brasil e o papel da capoeira no combate ao racismo e à discriminação. O dossiê lembra que a prática chegou a ser considerada crime e foi proibida durante um período da história. Hoje, a capoeira é praticada em muitos países.
Além da cultural afro-brasileira, outras expressões brasileiras já receberam o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Entre elas: o Samba de Roda do Recôncavo Baiano (BA), à Arte Kusiwa- Pintura Corporal (AP), ao Frevo (PE) e ao Círio de Nazaré (PA).
Da Agência CNM, com informações da Agência Brasil
Notícias relacionadas


