Notícias
11/08/2009
Representantes da ONU lançam alertas sobre mudanças climáticas
CNM
As mudanças climáticas podem causar "sofrimento humano incalculável e consequências catastróficas para o planeta". Esta afirmação é do secretário – geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, e foi feita durante encontro internacional em Seul, na Coréia do Sul, nesta terça-feira, 11 de agosto. Um dia antes, outra declaração da ONU foi dada pelo representante máximo da instituição para mudanças climáticas, Yvo de Bôer. Segundo ele, "o tempo está se esgotando" e os governos precisam solucionar rapidamente os problemas com o aquecimento global.
Na reunião especial para discussões sobre o meio ambiente, Ban Ki-moon alertou para os futuros problemas e a gravidade das mudanças climáticas para toda a humanidade, independente do país onde vive. O secretário pediu urgência dos líderes mundiais na aprovação de medidas que minimizem a emissão dos Gases de Efeito Estufa (GEEs). A formulação destas “medidas” será debatida nos dias 7 a 18 de dezembro deste ano, na Dinamarca, no Município de Copenhague, durante a 15º Conferência Climática das Nações Unidas (COP 15).
A declaração anterior a de Ban Ki-moon, feita por Yvo de Bôer na Alemanha, reforçou a preocupação da ONU. Yvo disse para representantes de 190 países que nações ricas devem investir até US$ 10 bilhões em ações de preservação do meio ambiente e ainda assinar o novo acordo – que substitui o Protocolo de Kyoto – de redução dos GEEs a ser aprovado no COP 15.
O encontro na Alemanha é o primeiro das três reuniões antecedentes à Conferência, e prossegue até a sexta-feira, 14 de agosto. O objetivo é reduzir um documento de 200 páginas a ser levado ao COP 15. Os governos discutirão ainda a fonte dos recursos para combater o aquecimento global.
Papel do Brasil
Diante deste quadro, a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Prefeitura de Manaus (AM) e a Associação Amazonense de Municípios (AAM) convidam para a I Cúpula Amazônica de Governos Locais. A iniciativa das entidades busca aprimorar os debates no COP 15 em dezembro. O evento acontecerá nos dias 7 a 10 de outubro, em Manaus.
Podem participar gestores federais, estaduais e municipais de todo País. Durante o encontro, estudiosos e líderes nacionais e internacionais discutirão o meio ambiente em diversos painéis temáticos.
Saiba mais sobre a Cúpula aqui
Leia também:
Incêndio provocado: Cientistas vão queimar 50 hectares de floresta no MT
Mercado de carbono será tema de painel na I Cúpula Amazônica
Empregos verdes: nova tendência será discutida em encontro em Manaus
Com informações da BBC Brasil