Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Representantes da CNM palestram sobre gestão de resíduos no Amazonas

Notícias

15/03/2011

Compartilhe esta notícia:

Representantes da CNM palestram sobre gestão de resíduos no Amazonas

CNM

Eliminar os lixões e implantar aterros sanitários ainda é um desafio para diversos Municípios brasileiros. No Amazonas, um Seminário Sobre a Gestão Integrada de Resíduos, agendado para 16 e 17 de março, prevê levar aos gestores municipais orientações técnicas sobre as determinações e as medidas para cumprir Lei 12.305/2010.

Dois técnicos da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participarão do encontro, em que palestrarão sobre as Diretrizes de Saneamento Básico e Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Desde a aprovação da nova política legal, a entidade tem orientado os Municípios sobre as sua responsabilidade e os prazos para cumpri-las.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, tem alertado os prefeitos para o impacto da nova gestão do lixo. “O Município terá quatro anos para corrigir todo o problema do lixo e apresentar um plano de ação que descreva todo o processo de gestão e correção”, salienta Ziulkoski.

Mesmo prazo
Ziulkoski destaca: “todas as prefeituras terão o mesmo prazo para acabar com os lixões e substituí-los por aterros sanitários”. Segundo ele, o maior entrave é que todo o processo requer investimentos altos e a Lei não define de onde sairão os recursos para o desenvolvimento desta Política.

Além das palestras ministradas pelos representantes da Confederação outros temas serão abordados nos painéis. São eles: Planejamento e Gestão do Serviço Municipal de Saneamento e Resíduos Sólidos, Fonte de Recursos Federais para Investimento e Custeio, Programas de Coleta Seletiva, Compostagem e Educação Ambiental, Organização e Inserção de Catadores, e Licenciamento Ambiental.

 


Notícias relacionadas