Notícias
29/10/2014
Relatório de mudanças climáticas da ONU será usado como guia para um tratado global
Especialistas e líderes de todo o mundo aguardam o relatório do Painel Internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, o IPCC. O documento será divulgado no domingo, dia 2 de novembro. Ele é elaborado por cientistas e representantes de vários governos mundiais e servirá de base para as discussões da 21.ª Conferência do Clima (COP 21), marcada para dezembro de 2015, em Paris.
Reunidos em Copenhague, na Dinamarca, há uma semana, os cientistas elaboram a quinta edição do IPCC. E esta promete ser a mais importante entre todas, pela abrangência. Ele será usado como um guia para que os governantes cheguem a um tratado climático global, em 2015. Este acordo terá como meta reduzir as emissões de gases de efeito estufa, responsáveis pela elevação da temperatura do planeta. As ações a serem debatidas serão bem rigorosas, e de acordo com os resultados do IPCC.
Há 13 meses, 830 cientistas de 80 países, divididos em três grupos de trabalho, participam da elaboração preliminar do relatório. De acordo com a ONU, ele “garante o conhecimento necessário para a tomada de decisões bem fundamentadas e para a construção de um futuro melhor e mais sustentável. Com ele, entenderemos melhor as razões pelas quais devemos agir, e as sérias consequências de não agirmos”.