Notícias
09/12/2014
Relatório aponta necessidade de aumentar fundos para combate às mudanças climáticas
Apesar dos esforços de adaptação às mudanças climáticas globais já alcançarem a marca dos 26 bilhões de dólares entre 2012 e 2013, um novo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) alerta que o financiamento será suficiente apenas pelos próximos seis anos. As informações constam na publicação A lacuna da adaptação lançada em Lima, no Peru durante a COP-20.
Segundo estimativas feitas anteriormente, o custo das medidas de combate nos países em desenvolvimento seria de 70 a 100 bilhões de dólares por ano até 2050. Porém, as previsões mais recentes apontam que essa quantia pode variar entre 250 a 500 bilhões de dólares a cada ano, ainda que as emissões de gases estufa sejam reduzidas o suficiente para manter o aumento da temperatura global em menos de 2°C.
De acordo com os dados publicados, as áreas que mais precisam ser fortalecidas para adaptação global são: o financiamento, a tecnologia e o conhecimento. Contudo, para preencher essas lacunas é preciso expandir as ações de corte de emissões de poluentes na atmosfera. Com isso, podem ser prevenidos os custos de adaptação e de proteção às comunidades sejam ainda maiores.
“Os impactos das mudanças globais já estão começando a ser contabilizados nos orçamentos das autoridades nacionais e locais”, disse o diretor executivo do PNUMA, Achim Steiner, enfatizando a importância de lidar com as implicações das mudanças climáticas nos países menos desenvolvidos.
Da Agência CNM, com informações da ONU Brasil