Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Relatório indica: Municípios gaúchos não terão planos de resíduos dentro do prazo

Notícias

08/06/2012

Compartilhe esta notícia:

Relatório indica: Municípios gaúchos não terão planos de resíduos dentro do prazo

pref. Três Lagoas (MS)O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, tem alertado: “cumprir a Lei de Resíduos Sólidos dentro do prazo é um desafio para os Municípios”. O relatório final da Subcomissão sobre os Planos Municipais de Resíduos da Comissão de Assuntos Municipais do Rio Grande do Sul indica que, dos 496 Municípios, apenas 200 pretendem concluir – até o próximo dia 2 de agosto – a elaboração do estudo sobre a gestão do lixo, e atender as exigências da Lei 12.305/2010. O documento foi aprovado no dia 5 de junho.

De acordo com o trabalho, coordenado pelo deputado Giovani Feltes (PMDB-RS), 235 Municípios ainda não iniciaram a elaboração técnica do plano e não mobilizaram a comunidade para debater o assunto em audiências públicas. Para os parlamentares, isso é preocupante e antecipa um cenário complicado para 2014, quando as principais diretrizes – como a coleta seletiva e a logística reversa – devem estar implementadas em todo país.

Entre as principais dificuldades identificadas no relatório estão: falta de aparato técnico e o alto custo financeiro. E isso já tem sido mostrado por Ziulkoski desde que a lei foi aprovada. Pelas informações do grupo de trabalho, apenas 13 prefeituras estão com os planos prontos.

Projetos padrões
E uma das preocupações da Subcomissão é evitar que prefeituras adotem projetos padrões oferecidos por consultorias apenas para respeitar o prazo exigido pela lei e não sofrer a pena de perder o credenciamento a verbas federais. Além disso, o relatório aponta que apenas 87 Municípios se acham em condições de adotar as diretrizes até 2014.

Da Agência CNM, com informações Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul


Notícias relacionadas