Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Região Amazônica passa por uma das piores secas registradas

Notícias

13/09/2010

Compartilhe esta notícia:

Região Amazônica passa por uma das piores secas registradas

CNM

A Região Amazônica passa por uma das piores secas registradas nos últimos anos. Um exemplo da situação é a Bacia do Rio Javari, em que o nível d’água está 4,57 metros mais baixo que o nível registrado na mesma data do ano 2009. Também sofrem com a estiagem os rios Juruá, Japurá, Acre, Negro, Purus, Iça, Jutaí, Solimões e Madeira, os quais estão com níveis abaixo da média, de acordo com informações da Agência Nacional de Águas (ANA).

O impacto da seca do Rio Solimões e seus afluentes, Purus e Juruá, deixou os Municípios de Envira, Benjamim Constant, Itamarati e Canutama isolados por via fluvial e pelo menos 70 comunidades rurais sem água potável desde o mês de agosto. E a informação da Defesa Civil estadual é de que além desses quatro, outros 26 Municípios estão em estado de alerta.

Em Itamarati, 987 quilômetros de Manaus, as embarcações de baixo calado não estão parando no porto, informou o prefeito, João Medeiros Campelo. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo o prefeito afirmou que as plantações de vegetais e frutas de solo, como as de melancia e mandioca, estão destruídas. "Como se não bastassem os problemas de agora, ainda há o do futuro: como sobreviver."

A situação da água
A quantidade de chuva, os níveis dos rios, a qualidade da água e sedimentos transportados são algumas grandezas medidas pela ANA. E pelas informações da entidade, em Porto de Manaus, o nível do Rio Negro estava em 20,67m até o dia 8 de setembro. A menor cota registrada no Porto foi de 13,64m, em 1963.    

Os rios são fundamentais para diversos Municípios que os utilizam para transporte, abastecimento de alimentos, medicamentos e combustíveis. E a seca castiga a população local que tem de percorrer grandes distâncias para obter água de boa qualidade, segundo a ANA. Em muitos casos, a qualidade da água está comprometida em razão da mortandade de peixes.

Com informações da ANA

 


Notícias relacionadas