Notícias
19/08/2009
Redução de desmatamentos é destaque na 1.ª reunião antes da COP 15
CNM
Questões que envolvem o desmatamento e a inclusão da Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (Reed) dentro do mercado de carbono foram destaque na Convenção do Clima, no Município alemão Bonn, no dia 14 de agosto.Esta é a primeira reunião que antecede a 15ª Conferência Climática das Nações Unidas em Copenhague (COP 15), na Dinamarca, nos dias 7 a 18 de dezembro. Estes temas também serão abordados na I Cúpula Amazônica de Governos Locais, nos dias 7 a 10 de outubro, em Manaus (AM).
Liderada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Convenção do Clima pretende organizar as pautas a serem discutidas na COP 15, quando as nações se reunirão para formular um novo documento – similar ao Protocolo de Kyoto – que determine ações contra o aquecimento global. O segundo encontro está marcado para o dia 28 de setembro, na Tailândia e por último em Barcelona, Espanha, na primeira semana de novembro. A elaboração de um planejamento antes da Conferência é também o principal objetivo da Cúpula Amazônica.
Para o secretário-executivo da Convenção do Clima e representante a ONU, Yvo de Bôer, os países precisam dedicar-se mais na elaboração do documento, contento as propostas de 190 países. “Estou ouvindo muitos falando que podemos adiar um acordo, que podemos discutir ainda no ano que vem. É o caminho certo para um desastre global", alertou.
Expectativas para a Cúpula
Assim como em Bonn, a Reed e o desmatamento serão discutidos no painel 13 da Cúpula. Os debates contarão com a presença de especialistas, integrantes do governo nacional e internacional, gestores municipais, estaduais e federais, sociedade civil e estudantes. O evento é organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com a Prefeitura de Manaus e a Associação Amazonense de Municípios (AAM).