Home / Comunicação / Reconhecimento Federal de anormalidade em 70 Municípios afetados pela seca
Notícias
24/08/2015
Reconhecimento Federal de anormalidade em 70 Municípios afetados pela seca
A estiagem prolongada continua causando transtornos aos Municípios da região nordeste. Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta segunda-feira, 24 de agosto, a Portaria de reconhecimento federal das decretações de anormalidade em 70 Municípios do Estado do Pernambuco. Estas localidades foram afetadas por desastres naturais que vem se agravando desde 2010.
Ao contrário do restante do país, os nordestinos consideram as estações chuvosas como inverno e a estação de verão como seca. Nos últimos cinco anos, o verão nordestino (período da seca) está cada vez mais longo, enquanto que o inverno (período chuvoso) está mais curto. Esta é a razão pela qual centenas de Municípios de todos os Estados do nordeste permanecem em Situação de Emergência desde 2012.
Como a situação continua calamitosa e a seca é um problema crônico, os Municípios atingidos geralmente ficam em Situação de Emergência o ano inteiro. Ou seja, diante da gravidade do problema, toda vez que a vigência do decreto de anormalidade de um determinado Município está expirando, a autoridade local acaba renovando ou decretando novamente para o reconhecimento federal.
Acesse aqui a Portaria.