Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Reconhecida situação de emergência de cinco cidades mineiras atingidas pela estiagem e seca

Notícias

21/09/2015

Compartilhe esta notícia:

Reconhecida situação de emergência de cinco cidades mineiras atingidas pela estiagem e seca

Ag. CNMCinco Municípios mineiros tiveram situação de anormalidade reconhecida em virtude da grave seca que assola a região. A medida consta no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 21 de setembro. Com esse reconhecimento, já somam em 100 os Municípios do Estado a declarar situação de emergência.

Se for considerado o período de 2014 até 2015 esse número salta para mais de 300 decretos. Desta vez, as cidades que obtiveram o reconhecimento federal de anormalidade foram: Água Vermelha, Capitão Enéas, Luislândia, Pedra Azul e Rio Pardo de Minas.

Um dos fatores que mais prejudica os agricultores, especialmente do Norte de Minas Gerais, é a estiagem prolongada. Sem chuva, o plantio não se desenvolve. O cenário também causa prejuízo à pecuária local.

Muitos criadores de gado foram obrigados a se desfazer de parte do rebanho em decorrência do pasto seco que não ofereceu alimento suficiente para os animais. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) informou que o rebanho da região caiu de 3,7 milhões de cabeças para 2,2 milhões nos últimos três anos.

Seca persiste
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) tinha uma expectativa de que neste ano chovesse até 2.500 milímetros. Entretanto, choveu apenas 335 milímetros, o que causou colapso no abastecimento de água da região.

De acordo com a Emater, na agricultura, ocorreu a quebra de produção de grãos de café e milho em muitos Municípios. Em alguns casos, a perda chega até 85%. Uma das alternativas utilizadas para amenizar a situação tem sido o abastecimento das cisternas secas por meio de carro pipa.

 


Notícias relacionadas