Notícias
05/02/2016
Recomendações sobre desenvolvimento urbano sustentável estão disponíveis aos gestores municipais
De 17 a 20 de outubro acontecerá a Conferência Habitat III, em Quito, Equador. Na ocasião, temas relacionados a pesquisas e posicionamentos sobre desenvolvimento urbano serão tratados pelos governos dos países participantes, que produzirão a nova Agenda Habitat para os próximos vinte anos. No caso do Brasil, há um acordo de cooperação feito em 2012, durante a Conferência das Nações sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20. O acordo prevê a produção de estudos técnicos nos países emergentes nas questões de desenvolvimento nas cidades.
A partir destas questões, os Ministérios das Cidades, do Meio Ambiente e das Relações Exteriores desenvolveram conjuntamente o documento Sustentabilidade Urbana: impactos do desenvolvimento econômico e suas consequências sobre o processo de urbanização em países emergentes.
Tratam-se de três volumes em formato de livros, que abordam saneamento básico, sustentabilidade, nova matriz urbana no Brasil, mobilidade urbana como indutora de projetos, desenvolvimeto urbano e mobilidade sustentável nos grandes centros.
Trabalhos disponíveis para consulta
Os livros demonstram como está a situação atual nos países emergentes dentro dos seis tópicos relacionados. Também explicam como se deram os avanços, quais os problemas diagnosticados e como reverter os quadros considerados deficitários.
A Confederação Nacional de Munícipios (CNM) atesta que a produção dessas obras são importantes no processo de construção e posicionamento dos governos para a Conferência Habitat III, sobretudo, a relevância das questões urbanas tratadas sob a ótica dos países emergentes.
Os gestores municipais podem acessar os três documentos, disponíveis em português e inglês, após realização de cadastro, clicando aqui .