Notícias
20/09/2010
Queimadas no Norte e Centro-Oeste e temporais no Sul
CNM
Mais um começo de semana com alta temperatura e baixa unidade relativa do ar em Municípios da Região Centro-Oeste. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê baixas entre 20% e 30% para esta segunda e terça-feira, 20 e 21 de setembro. O alerta demonstra a situação de seca e queimadas que têm assolado o País.
O mapeamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), fechado nesta segunda-feira, indica o quadro de diagnóstico dos Municípios com problemas de seca e queimadas nas Regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. Ao entrevistar 507 prefeituras, que representam 55,4% da soma total das duas regiões, 385 afirmaram enfrentar problemas com a seca e 346 com a seca e também com incêndios. São 87 com queimadas em áreas de preservação ambiental.
Em relação à seca, os dados evidenciam a situação crítica na Região Centro-Oeste. Os Estados que mais têm regiões com problemas são: Goiás, Mato Grosso e Tocantins, com 151, 55 e 90 Municípios, respectivamente. Já no Norte, dos 22 Municípios do Acre, nove enfrentam problemas com a baixa unidade do ar e a poeira. Veja na tabela anexa.
Situação de Emergência
Os problemas causados neste período levaram 14 Municípios – Amazonas, Goiás, Pará e Tocantins – a decretar Situação de Emergência. De acordo com a pesquisa, do total de entrevistas pela CNM, apenas quatro prefeituras do Tocantins afirmam ter recebido auxílio material do governo estadual e nenhuma diz ter recebido auxílio do governo federal.
Se os problemas foram agravados por queimadas, dos 507 Municípios contatados, 361 afirmaram enfrentar a situação. Com maior incidência em Goiás e Tocantins, com 144 e 89 Municípios, respectivamente. Destes, sete dos Estados de Mato Grosso, Pará e Tocantins decretaram Situação de Emergência. E seis afirmam ter recebido ajuda do governo federal.
Ventos de até
No aeroporto de Santa Ângelo, na Região das Missões do Rio Grande do Sul foram registrados ventos com rajadas de at5é
• Veja o mapeamento aqui