Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Queimadas no Norte e Centro-Oeste e temporais no Sul

Notícias

20/09/2010

Compartilhe esta notícia:

Queimadas no Norte e Centro-Oeste e temporais no Sul

CNM

 

Mais um começo de semana com alta temperatura e baixa unidade relativa do ar em Municípios da Região Centro-Oeste. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê baixas entre 20% e 30% para esta segunda e terça-feira, 20 e 21 de setembro. O alerta demonstra a situação de seca e queimadas que têm assolado o País.

 

O mapeamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), fechado nesta segunda-feira, indica o quadro de diagnóstico dos Municípios com problemas de seca e queimadas nas Regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. Ao entrevistar 507 prefeituras, que representam 55,4% da soma total das duas regiões, 385 afirmaram enfrentar problemas com a seca e 346 com a seca e também com incêndios. São 87 com queimadas em áreas de preservação ambiental.

 

Em relação à seca, os dados evidenciam a situação crítica na Região Centro-Oeste. Os Estados que mais têm regiões com problemas são: Goiás, Mato Grosso e Tocantins, com 151, 55 e 90 Municípios, respectivamente. Já no Norte, dos 22 Municípios do Acre, nove enfrentam problemas com a baixa unidade do ar e a poeira. Veja na tabela anexa.

 

Situação de Emergência
Os problemas causados neste período levaram 14 Municípios – Amazonas, Goiás, Pará e Tocantins – a decretar Situação de Emergência. De acordo com a pesquisa, do total de entrevistas pela CNM, apenas quatro prefeituras do Tocantins afirmam ter recebido auxílio material do governo estadual e nenhuma diz ter recebido auxílio do governo federal.

 

Se os problemas foram agravados por queimadas, dos 507 Municípios contatados, 361 afirmaram enfrentar a situação. Com maior incidência em Goiás e Tocantins, com 144 e 89 Municípios, respectivamente. Destes, sete dos Estados de Mato Grosso, Pará e Tocantins decretaram Situação de Emergência. E seis afirmam ter recebido ajuda do governo federal.

 

Ventos de até 120 km/h no Sul

No aeroporto de Santa Ângelo, na Região das Missões do Rio Grande do Sul foram registrados ventos com rajadas de at5é 129,6 km/h acompanhados de chuva, raio e relâmpagos.  A Defesa Civil do RS informa que até o momento não registrou nenhuma ocorrência em virtude do mau tempo.


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que podem ocorrer temporais com vento no decorrer do dia em outras regiões do Estado. No Município de São José dos Ausentes, o vento atingiu 106km/h e em Soledade, 90km/h. Em Canela e Bento Gonçalves, na Região da Serra o vento ultrapassou a velocidade de 60km/h.


Em Vacaria, no Norte do Rio Grande do Sul pelo menos oito casas foram destelhadas.  A prefeitura do Município começou a distribuir lonas para as famílias atingidas durante a madrugada e não existem desabrigados.

 

• Veja o mapeamento aqui

 

 


Notícias relacionadas