Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Publicação sobre Planejamento Urbano e ODS é lançada

Notícias

01/02/2021

Compartilhe esta notícia:

Publicação sobre Planejamento Urbano e ODS é lançada

01022021 Guia IAB CNMA Confederação Nacional de Municípios (CNM) apoia as ações de sensibilização e implementação da Agenda 2030 e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesse sentido, reforça a importância da leitura do Guia IAB para a Agenda 2030, material que conta com apoio institucional da CNM e foi lançado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) em evento virtual no sábado, dia 30 de janeiro.

A área de Planejamento Territorial e Habitação da entidade explica que o material conta com 51 projetos premiados que abordam a questão do planejamento urbano, urbanismo e moradia em todos os 17 ODS. Além disso, revela a transversalidade da temática de desenvolvimento urbano e sustentabilidade na Agenda 2030 como uma prática inspiradora para os gestores.

Vale destacar que faltam dez anos para o cumprimento das metas da Agenda 2030 pelos países signatários do acordo. Para apoiar os Municípios, a CNM trabalha desde 2016 com a Agenda 2030 e seus 17 ODS e a Nova Agenda Urbana, com o objetivo de auxiliar os gestores que demonstrem interesse na adesão aos ODS promovendo ações que possam detalhar as 17 metas dos Objetivos, como eventos, ferramentas e produzindo materiais técnicos como o Guia para integração e a Nova Agenda Urbana e os 17 ODS.

A Confederção ainda disponibiliza a Mandala ODS, que possibilita tanto aos administradores das cidades quanto aos cidadãos diagnosticar, monitorar e avaliar o desempenho referente ao nível do alcance da Agenda 2030 por meio de quatro dimensões: institucional, econômica, ambiental e social. Os 17 ODS que reúnem a Agenda 2030 são objetivos que tratam de temas de interesse municipal por buscar melhorar a qualidade de vida da população global, trazendo metas específicas em áreas como saúde, educação e assistência social.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas