Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Projeto Mecanismo de Desenvolvimento Limpo será realizado em 30 municípios

Notícias

22/12/2006

Compartilhe esta notícia:

Projeto Mecanismo de Desenvolvimento Limpo será realizado em 30 municípios

Agência CNM

O projeto Mecanismo de Desenvolvimento Limpo aplicado a resíduos sólidos urbanos será realizado em 30 municípios. A parceria entre os Ministérios das Cidades e do Meio Ambiente viabilizará a realização de estudos, que apontarão a forma de gerenciamento de resíduos dos aterros sanitários municipais e a possibilidade de aproveitamento do lixo para geração energia.

Uma portaria interministerial irá incentivar a criação de políticas públicas voltadas para esta área. De acordo com o ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida, a vontade política viabilizou a iniciativa que é uma prioridade do governo.

Para a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o projeto cumpre acordos ambientais firmados pelo Brasil, além de integrar ações entre os ministérios. "O projeto vai contribuir para a preservação do meio ambiente, assim como gerar renda para os catadores e suas famílias, além de energia elétrica", declara.

Os estudos, coordenados pelo Programa de Modernização do Saneamento (PMSS), irão mostrar como os municípios podem aproveitar os gases emitidos das áreas de disposição final de resíduos sólidos urbanos e, como podem ser aproveitadas como fonte de energia, contribuir para a melhoria da qualidade do meio ambiente, indicar formas de geração de empregos e inclusão social. Além de auxiliar as prefeituras na busca de financiamento nacional e internacional para a implantação de projetos.

Os 30 municípios, selecionadas entre 200 mais populosos do Brasil, receberão consultoria, que analisa aspectos econômicos, sociais, ambientais e técnicas do aproveitamento do biogás produzido pelos aterros sanitários financiada pelo governo japonês, e apoio do Banco Mundial.

Com informações do Ministério das Cidades


Notícias relacionadas