Notícias
26/08/2009
Programa irá monitorar desmatamento na Amazônia
CNM
Além de refletirem a preocupação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) com o Meio Ambiente, os temas que serão debatidos na I Cúpula Amazônica de Governos Locais estão em sintonia com trabalhos lançados para preservar a Floresta Amazônica. O encontro promovido pela CNM acontece em Manaus, entre os dias 7 a 10 de outubro.
O programa Desmatamento Zero, por exemplo, deve ter início na primeira semana de janeiro de 2010. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, mais de 14 mil propriedades de seis Municípios da região Centro-Sul do Pará terão o rebanho rastreado por meio de georreferenciamento – método que torna as coordenadas de determinado lugar conhecidas – e monitoramento por satélite.
Assim como a Cúpula, que pretende discutir alternativas para diminuir o desmatamento, a preservação da Floresta Amazônica é o principal propósito do programa. De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), 1.347 propriedades no estado foram georreferenciadas nesta semana. Mais de 60 agentes de cadastramento estão em campo e o objetivo é que os dados das 14 mil fazendas sejam coletados até a primeira quinzena de outubro.
O Ministério prevê que, em dois anos, o monitoramento por satélite se estenda para todo o Estado do Pará. A penalidade para o pecuarista que desmatar a Floresta será a suspensão da Guia de Trânsito Animal (GTA), instrumento que permite o deslocamento dos bovinos entre as unidades da federação. Sem a GTA, no entanto, o produtor fica impedido de comercializar animais.
Visite o site da I Cúpula Amazônica de Governos Locais
Com informação da rede Mapa