Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Programa Iberbibliotecas premiará com mais de 20 mil dólares projetos de apoio a bibliotecas

Notícias

04/02/2016

Compartilhe esta notícia:

Programa Iberbibliotecas premiará com mais de 20 mil dólares projetos de apoio a bibliotecas

03022016_iberbibliotecas_m.culturaO programa ibero-americano de bibliotecas públicas, chamado Iberbibliotecas, está promovendo concurso de apoio às bibliotecas públicas dos países e cidades-membros. As inscrições vão até 2 de maio. Os prêmios podem passar de 40 mil dólares.

O programa investirá 210 mil dólares, sendo que para o projeto vencedor apresentado de forma individual não pode ultrapassar 10% do total de investimento, ou seja, 21 mil dólares. Se caso o projeto vencedor for apresentado em dois ou mais membros ou pontos focais, o limite em relação ao montante de investimento é de 20%. Sendo assim, a premiação será de 42 mil dólares.

Os concorrentes devem estar alinhados ao objetivo do Iberbibliotecas. O programa procura promover o acesso livre e gratuito à leitura e à informação a todos os cidadãos, sem discriminação alguma, por meio da formação de uma rede ibero-americana de cooperação em matéria de bibliotecas públicas. A rede tem como finalidade gerar sinergias e potencializar recursos em uma plataforma de benefício comum para todos os países e cidades-membros.

Os projetos a serem financiados devem estar dentro das quatro linhas de ação: Linha 1 - políticas públicas: desenvolver ações que incidam na concepção e formulação de políticas públicas; Linha 2 - formação e capacitação: profissionalizar os funcionários das bibliotecas públicas; Linha 3 - investigação e estudos: produzir conhecimento para o fortalecimento dos sistemas de bibliotecas públicas; e Linha 4 - serviços bibliotecários inovadores: criar formas inovadoras de acesso e uso da informação, do conhecimento e da cultura.

Podem participar do programa bibliotecas públicas, comunitárias e populares das seguintes localidades: Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, México e da cidade de Medellín, na Colômbia. Também é permitida a inscrição de associações, redes e sistemas de bibliotecas públicas dos países e cidades membros do Iberbibliotecas; organizações públicas e privadas que prestam serviços de biblioteca pública nos países e cidades membros; e países não membros que apresentem um projeto conjunto com um país ou cidade membro.

Para conhecer melhor os procedimentos de inscrição, clique aqui .

 


Notícias relacionadas