
Notícias
04/10/2007
Programa do governo prevê investimentos de R$ 4,7 bilhões até 2010
Agência CNM
Com uma previsão de investimentos de R$ 4,7 bilhões até 2010, o governo federal lança na manhã de hoje, 4 de outubro, em Brasília, o Programa Mais Cultura. A iniciativa priorizará as 11 regiões metropolitanas com maior índice de violência do país.
São prioridade do programa também regiões com baixos indicadores de saúde e de educação, os chamados “territórios de identidade” – quilombos, reservas indígenas e comunidades artesanais - e `territórios especiais` - Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Semi-Árido e entorno da BR 163 (Cuiabá-Santarém). Só nos Territórios Especiais, o Mais Cultura atuará em 1.711 municípios, com população total de 41 milhões de pessoas.
A iniciativa prevê a ampliação da rede e do conceito dos Pontos de Cultura, que se desdobrarão em Pontos de Difusão (cineclubes), Pontos de Leitura e Pontos de Memória. A meta é chegar a 20 mil pontos até 2010 - hoje são 630. Para isso, estão sendo preparados convênios do Ministério da Cultura com outros dez ministérios, além de estados e municípios.
O Mais Cultura buscará zerar o número de municípios sem bibliotecas públicas - atualmente, são cerca de 600 em todo o país. Além disso, nos próximos três anos, serão implantadas, prioritariamente em áreas de favelas e periferias, cem novas bibliotecas, que funcionarão como espaços multiuso, combinando o estímulo à leitura com o acesso à tecnologia e outras linguagens.
O programa prevê ainda a capacitação de gestores culturais e a formação de mão-de-obra especializada; o fomento a micro-projetos culturais; a produção e a difusão de conteúdos nacionais para TVs e rádios; o apoio à edição de publicações e livros a preços populares; e a implantação de espaços culturais comunitários e multifuncionais, entre outras ações integradas.
Com informações do Ministério da Cultura
Notícias relacionadas


