Notícias
31/05/2019
Programa de coleta seletiva de Jaboatão dos Guararapes (PE) receberá prêmio da ONU
É difícil, mas é possível transformar a realidade dos resíduos urbanos nas cidades. A comprovação está na iniciativa de Jaboatão dos Guararapes (PE), que ganhou destaque e reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU). O United Nations Public Service Awards 2019 – Prêmio do Serviço Público das Nações Unidas – reconhece iniciativas públicas nas áreas de direitos humanos e erradicação da pobreza. A categoria Emprego Digno e Crescimento Econômico elegeu o programa de coleta seletiva da gestão pernambucana, e o prêmio será entregue em junho, em Baku, capital do Azerbaijão.
“Pegamos a plataforma da ONU, as diretrizes de sustentabilidade da ONU e implantamos no nosso Plano Plurianual [PPA]. Cumprimos as metas, durante todo o ano", disse o prefeito Anderson Ferreira sobre a iniciativa. “Eu fico muito feliz de ver o regate social acontecendo na nossa cidade. A proposta maior desse programa é acredita que é possível, acreditar nas pessoas que transformação vai acontecer”, disse em entrevista ao programa Balanço Geral PE da RecordTV. O bom exemplo de gestão local na área de resíduos sólidos foi a única iniciativa municipal brasileira selecionada no prêmio internacional.
O Programa de Coleta Seletiva do Jaboatão dos Guararapes conta com 75 catadores de duas cooperativas. Os profissionais integrantes do programa recolhem o material reciclável pela cidade, e a prefeitura disponibiliza suporte técnico, estrutura para o serviço e capacitação dos trabalhadores. A parceria deu tão certo, que o prefeito foi comemorar a notícia do prêmio no galpão de triagem. “Quando iniciamos nossa gestão, há pouco mais de dois anos, assumimos um compromisso muito importante, de trabalhar para criar ferramentas que, de fato, tivessem o poder de mudar a vida das pessoas”, lembrou Ferreira.
Caminho
Para o prefeito, a conquista do prêmio é um indicativo importante que a gestão municipal está no caminho certo. Além de ser uma solução para o problema dos resíduos na cidade, a política pública local também promove emprego e renda aos moradores. Muitos dele, anteriormente, atuavam em lixões, sem segurança e em condições insalubres. Agora, os profissionais usam bicicletas, carroças e carrinhos para coleta. E a prefeitura fornece os equipamentos para triagem – uniformes, óculos e máscaras. O galpão onde ocorrem os trabalhos tem refeitório e auditório de uso comum.
Exames de saúde, vacinas, transporte para os pontos de trabalho e acesso a casa própria – pelo programa Minhas Casa Minha Vida (MCMC) – foram ações adicionais da gestão municipal que mudaram a vida dos integrantes do programa. O diretor da Divisão de Desenvolvimento Sustentável da ONU, Juwang Zhu, parabenizou a prefeitura e disse que o programa serve como inspiração e encorajamento para que outras esferas que trabalham com a prestação de serviços à sociedade. “O feito incrível alcançado pela prefeitura é resultado da significativa contribuição para a melhora da administração pública brasileira”, sinalizou Zhu.
Impacto
“Esse programa dividiu nossa vida em dois momentos. Hoje, sou uma pessoa completamente diferente. Antes, meus filhos precisavam disputar minha atenção com uma garrafa de bebida, pois era dependente do álcool. Agora, sou uma pessoa renovada, orgulhosa da minha profissão, um ser humano muito melhor, tudo graças à coleta seletiva”, contou Maria da Penha. Os integrantes do programa Severino José e Sônia da Silva confirmam os benefícios da iniciativa. “Hoje, graças a Deus, a minha vida mudou”, disse Severino. Já, Sônia celebra o acesso a saúde básica, a casa própria e a renda. “Tudo melhorou para mim. Está uma maravilha”, afirmou.
O prêmio é um reconhecimento internacional às boas práticas do setor público e de apoio ao fomento de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Anualmente, o departamento de assuntos sociais e econômicos da ONU identifica e premia, conquistas e contribuições inovadoras de instituições do serviço público que impactem, diretamente, em um modelo de gestão mais eficaz e receptivo, promovendo iniciativas e temas relacionados à Agenda 2030.
Da Agência CNM de Notícias, com informações da Pref. Jaboatão dos Guararapes (PE) e do Balanço Geral PE
Fotos: YouTube Record TV e Divulgação