Notícias
23/08/2007
Primeiro leilão de créditos de carbono ocorrerá no Brasil em setembro
Agência CNM
O primeiro leilão mundial de Reduções Certificadas de Emissões (RCEs ou créditos de carbono) no mercado a vista a ser promovido por uma bolsa regulada será realizado no dia 26 de setembro de 2007 no Brasil. Organizado pela Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), em parceria com a prefeitura de São Paulo, o Leilão de Venda de Reduções Certificadas de Emissão será etapa importante do processo de organização e desenvolvimento do mercado de certificados ambientais.
O leilão ocorrerá pela internet com a participação do Banco BM&F de Serviços de Liquidação e Custódia como responsável pelos procedimentos relativos à liquidação financeira. Grandes centros financeiros do mundo, como o de Londres (Inglaterra), estão interessados em acompanhar o leilão.
Serão leiloados créditos correspondentes a 808.450 toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2e), gerados nos termos do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) pelo Projeto Bandeirantes de Gás de Aterro e Geração de Energia e emitidos pelo Conselho Executivo do MDL da Organização das Nações Unidas (ONU).
Performance
O Aterro Bandeirantes, operado por empresa privada por concessão da prefeitura, recebe diariamente sete mil toneladas de resíduos sólidos urbanos. Com base nessa concessão, foi implantado no aterro sistema de captação da mistura gasosa, que é proveniente da decomposição dos resíduos. Esses gases são queimados, sendo que 80% dessa queima são destinados à produção de energia elétrica. Isso faz do Bandeirantes o aterro com melhor performance no mundo em redução de emissão dos gases que provocam o efeito estufa, de acordo com a certificação dos órgãos técnicos da ONU.
A Bolsa de Mercadorias & Futuros é uma entidade de direito privado, regulada pela Comissão de Valores Mobiliários e pelo Banco Central do Brasil, que oferece ao mercado ambiente eqüitativo e organizado para a negociação de mercadorias, ativos e instrumentos derivativos destinados à proteção de risco de entidades financeiras e agroindustriais. O Banco BM&F é uma subsidiária da BM&F, que tem por objetivo fornecer serviços de custódia e de suporte técnico-operacional aos processos de liquidação de operações cursadas na Bolsa.
Os requisitos para participação no leilão, as regras e os procedimentos negociais da oferta de créditos em referência estão detalhados em edital da prefeitura de São Paulo.
Com informações da BM&F