Notícias
02/06/2011
Previsão do tempo: frio deve se alastrar pelo País
CNM
O frio promete castigar várias regiões do país durante o mês de junho segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Massas de ar polar chegam ao Brasil neste mês e causam quedas na temperatura, é o que explica o meteorologista do Inmet Luiz Cavalcanti à Agência CNM.
O Nordeste do País não deve ser afetado com a queda de temperatura, que deve chegar somente na região Sul da Bahia. O Centro-Oeste e o Norte também serão atingidos pelo frio e o clima seco.
No Centro-Oeste do Brasil a umidade do ar deve ser baixa durante a semana. Em algumas cidades, os índices podem ficar entre 20% e 30%, o que determina estado de atenção, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Temperaturas negativas no Sul
A região Sul já está sofrendo com as baixas temperaturas, pois uma massa de ar polar está sobre a região e também no Sudeste. No Rio Grande do Sul os termômetros caíram bruscamente. Uma forte geada atingiu o Município de Cambará do Sul, deixando o chão coberto de gelo, os termômetros marcaram 2,2ºC.
Representante da prefeitura de Cambará do Sul afirma que a geada interfere na agricultura, mas por outro lado aumenta o turismo. “Com a chegada do frio recebemos mais turistas, principalmente no mês de julho, época que pode nevar. As pessoas gostam do aconchego daqui, com uma lareira e um bom vinho. O inverno é bom para o Município e usamos o clima a nosso favor”, afirma Dilmar Reis, da assessoria de eventos da prefeitura.
O Município de Canela registrou nesta quinta-feira a primeira temperatura negativa do ano, - 0,3ºC. A prefeitura contabiliza um aumento de pacientes com pneumonia e gripe nesse período. Na região da Campanha (RS), as estações automáticas do Inmet acusaram 3,5ºC no Município de Dom Pedrito (RS). O Inmet alerta que podem ocorrer geadas em Municípios do Paraná e de Santa Catarina.