Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Presidente da Famurs apresenta Mapa da Cultura

Notícias

27/10/2004

Compartilhe esta notícia:

Presidente da Famurs apresenta Mapa da Cultura

Cátia Cilene
Ascom Famurs

 

O presidente da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), Heitor Petry, apresentou os dados levantados pelo censo do Mapa da Cultura no Estado nesta manhã de quarta-feira, dia 27/10, durante painel sobre Política Cultural Integrada do seminário Novos Gestores Municipais. Petry apresentou o levantamento que foi realizado em duas etapas pela FAMURS, em parceria com a Secretaria de Estado da Culrtua. Na primeira, cerca de 50% das prefeituras responderam ao questionário que disponibiliza dados sobre prioridades e a situação atual das administrações municipais.

 

Dos 240 Municípios pesquisados, apenas 147 (61,25%) possuem orçamento próprio e, na grande maioria deles, as Secretarias de Cultura estão vinculadas às Secretarias de Educação. Outro dado, é que apesar de não possuírem uma Lei específica de Incentivo à Cultura, cerca de 83 dos 240 Municípios ( 34,58% ) já utilizam Leis Estaduais e Federais de incentivo à área.

 

A segunda parte do censo, conforme Petry, obteve a resposta de 104 Municípios e faz um levantamento da situação cultural dos Municípios como números de cinemas, teatros, bibliotecas públicas, arquivos culturais, CTGs, entre outros. “Entre os dados mais interessantes podemos destacar que deste total de Municípios pesquisados, existem hoje no Estado 205 CTGs, presentes
em 76 municípios, e 105 bibliotecas públicas em 78 municípios.

 

O presidente Petry ressalta que a pesquisa é representativa e uniforme, pois colheu informações de Municípios de pequeno, médio e grande portes de todas as regiões do Estado. “Agora temos um espelho desta área no Rio Grande do Sul”.


Na seqüência, o representante da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Gustavo Gaseneli, apresentou o Sistema Nacional de Cultura. Segundo ele, o sistema tem a meta de atuar na gestão, promoção e desenvolvimento da cultura de forma compactuada entre os três entes federados – União, Estados e Municípios.


Notícias relacionadas