Notícias
19/08/2015
Preservação do meio ambiente torna destinos mais competitivos
As belezas naturais são uma das maiores atrações do turismo brasileiro. Isso se deve aos mais de sete mil quilômetros de litoral e o grande número de destinos ecológicos, que colocam o País em primeiro lugar no quesito recursos naturais. O estudo, que avaliou mais 141 países, foi publicado pelo Fórum Econômico Mundial e reforça a importância da sustentabilidade para o setor.
Em muitos Municípios, o cuidado e a gestão do meio ambiente destacam-se no cenário nacional. É o que acontece com as cidades de Curitiba e Foz do Iguaçu, situadas no Paraná. Curitiba tem sido exemplo na coleta seletiva de materiais recicláveis e pelo plano municipal de meio ambiente.
Já Foz do Iguaçu se destaca pelo plano de resíduos sólidos e pela existência de estações de tratamento de água. A cidade também é guardiã de uma das sete maravilhas do mundo moderno: as Cataratas do Iguaçu. Conhecido mundialmente, o conjunto de quedas d'água atrai milhares de visitantes e movimenta a economia local.
Preferência nacional
Parques nacionais e áreas de conservação têm ganhado cada vez mais espaço na agenda do viajante brasileiro. Segundo informações do Ministério do Turismo, o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, é o mais visitado do Brasil. Somente no ano passado mais de três milhões de turistas passaram pelo local. Em segundo lugar aparece Foz do Iguaçu, com 1,5 milhão de visitas.
Agência CNM, com informações do Ministério do Turismo