Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Premiação internacional seleciona boas práticas de urbanização sustentável

Notícias

22/06/2017

Compartilhe esta notícia:

Premiação internacional seleciona boas práticas de urbanização sustentável

22062017 logoGestores municipais que possuem projetos com impacto positivo na melhora das condições de vida nas cidades podem participar do Prêmio Internacional de Dubai de Boas Práticas. As propostas devem ser enviadas até o dia 31 de agosto. O concurso irá selecionar as 10 iniciativas mais inovadoras para responder aos desafios da urbanização acelerada.

O objetivo do prêmio é compartilhar boas práticas no plano internacional, que poderão servir de exemplo e aprendizado na promoção de políticas públicas sustentáveis, além de contribuir para melhorar a sustentabilidade nos países. A premiação busca também conscientizar os gestores sobre questões sociais, econômicas e ambientais.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que o prêmio está alinhado com as diretrizes da Nova Agenda Urbana, ratificada pelos países-membro das Nações Unidas em outubro do ano passado. Também dialoga com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11, que visa tornar as cidades e as comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.

O desafio é global e a construção de parcerias entre os setores público, privado e sociedade civil pode ser decisiva para um avanço efetivo nas questões ligadas ao desenvolvimento sustentável. Por esse motivo, a CNM estimula a participação dos gestores municipais brasileiros. A entidade acredita que o prêmio é uma oportunidade de estimular intervenções, parcerias e mesmo compartilhar experiências.

Participação municipal
Na edição de 2012, o Município de Extrema (MG) ganhou o prêmio com o projeto Conservador de Água e diversas cidades tiveram boas práticas classificadas. Entre elas, Belo Horizonte (MG), por meio da ação Juntos para Reciclagem Solidária, e um conjunto de 17 Municípios gaúchos por desenvolver o projeto Inclusão Quilombola para uma Vida Decente.

Fazem parte do grupo de selecionadas as cidades de Afogados de Ingazeira (PE); Maria da Fé (MG), Niterói (RJ), Uauá (BA), entre outras.

Premiações e categorias
Todos os 10 vencedores receberão 30 mil dólares e os vencedores da categoria Pesquisa Universitária receberão 15 mil dólares cada, um troféu e certificado comemorativo, além do reconhecimento internacional do seu programa ou projeto.

Além da categoria Pesquisa Universitária, serão aceitas propostas que abordem políticas nacionais urbanas; melhoramento de bairros informais; reordenamento urbano e revitalização de espaços públicos; mecanismos de monitoramento para a Nova Agenda Urbana e os ODS; dentre outras temáticas.

O prêmio é uma parceria do governo de Dubai e dos Emirados Árabes Unidos com a Organização das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

Clique aqui e saiba mais

Conheça aqui os vencedores das outras edições


Notícias relacionadas