Notícias
03/09/2007
Prefeitura de Horizonte inaugura aterro sanitário
Agência CNM
O complexo de obras de saneamento do município de Horizonte (CE) foi inaugurado no dia 24 de gosto pela prefeitura. Englobando um dos primeiros aterros sanitários do estado dotados de uma usina de triagem de lixo, é fruto de parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e de um investimento de R$ 7 milhões. Além disso, foram inaugurados também o primeiro sistema de tratamento de esgoto doméstico de Horizonte e a ampliação do sistema de abastecimento de água do município.
Segundo dados da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em 2006, apenas 13 municípios dos 184 cearenses dispunham de estruturas adequadas para a destinação do lixo. Em Horizonte, o lixão ficava próximo ao reservatório responsável pelo abastecimento de toda a Região Metropolitana de Fortaleza. Por essa razão, o aterro sanitário é uma das obras mais importantes do complexo. Ela representa a desativação total do aterro, conhecido como lixão.
O aterro municipal tem capacidade para armazenar 1,26 milhão de metros cúbicos de lixo e vida útil de 20 anos. Junto ao aterro, está instalada a usina de triagem de lixo, que deve recuperar 60% das 30 toneladas de lixo coletadas diariamente.
Com informações da Envolverde