Notícias
17/02/2006
Prefeitos pernambucanos se encontram na segunda-feira para discutir a transposição do rio São Francisco
Agência CNM
A agilidade na execução das obras de transposição do Rio São Francisco é o principal pedido dos prefeitos da Zona da Mata, Agreste e Sertão de Pernambuco ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os gestores participam de encontro na segunda-feira, 20, juntamente com o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, para discutir a interligação da Bacia do São Francisco com as bacias do Nordeste Setentrional.
O evento, realizado pela Associação dos Municípios de Pernambuco (Amupe), acontece no município de Salgueiro, no auditório do Salgueiro Plaza Hotel, a partir das 9h30. Os prefeitos argumentam que a obra é inadiável e de caráter urgente, pois vai amenizar o problema da estiagem que atinge principalmente a população dos municípios sertanejos. A obra pretende levar água para diversas de comunidades, possibilitando a agricultura irrigada, fortalecendo a pecuária e garantindo perspectiva de dias melhores para milhares de pessoas.
A ressalva dos prefeitos é de que as obras sejam realizadas com o acompanhamento de ações de proteção ao meio ambiente, a exemplo da revitalização do rio e da oferta de saneamento básico as cidades ribeirinhas.
Durante a reunião, os gestores municipais exigirão a execução da transposição por meio da Carta de Salgueiro, que será elaborada no encontro. A Carta será entregue, em mãos, ao presidente Lula por uma comissão de prefeitos, que será escolhida durante o evento e que representará todas as regiões do Estado.
Com informações da Agência Brasil e da Amupe
Reprodução autorizada mediante citação da Agência CNM