Notícias
01/06/2011
Prefeito esclarece dúvidas sobre Meio Ambiente e Agricultura na CNM
CNM
Preocupado com as questões ambientais e o desenvolvimento da Agricultura
O gestor foi assessorado pelos técnicos da entidade e expôs os problemas relacionados ao Município. “Não temos rede de esgoto, nem aterro sanitário e precisamos implantar nosso Plano de Saneamento Básico”, informa.
Amarildo foi orientado no sentido de que o Município precisa dar prioridade para o Plano de Saneamento, pois o tempo médio para sua elaboração é de
A CNM oferece todas as informações necessárias para que as prefeituras possam elaborar o Plano, cortando os custos de contratação de um profissional específico. Ouviu também a necessidade de elaborar o Plano antes do período eleitoral nos Municípios como forma de facilitar sua implantação sem os comuns entraves políticos e com o apoio de toda a comunidade.
Outro ponto importante destacado na visita foi a respeito da importância da municipalização do Meio Ambiente. E que a elaboração do Plano Nacional é uma determinação da Lei 11.445/2007, que foi regulamentada pelo Decreto 7.217/2010.
Agricultura
A evasão de jovens no campo também é uma preocupação constante do prefeito. “Com a expansão da monocultura, o emprego no campo está escasso. Plantações de banana e mandioca geram mais empregos, mas não interessa ao agricultor”, conta Amarildo.
Programas voltados para o jovem no campo podem colaborar para reduzir a evasão. Um bom exemplo são os Municípios que incentivam o crescimento da produtividade e a cultura de outros produtos para gerar mais emprego e renda no Município.
Outra iniciativa que dá certo é a implantação do transporte escolar dos jovens da faculdade para casa, iniciativa que garante ao jovem estudar na cidade e voltar para trabalhar no campo. Essas e outras boas idéias foram apresentadas ao prefeito que destacou a importância da assessoria para o bom desenvolvimento do Município. “Não temos como contratar técnicos e especialistas em todas as áreas. Mas encontramos na CNM profissionais que nos dão suporte e esclarecimentos”, afirma.