
Notícias
03/02/2016
Prefeito de São Miguel das Missões (RS) pede celeridade em iniciativas para fomentar o Turismo nas Cidades Históricas
A necessidade de elaborar ações voltadas aos monumentos considerados Patrimônio Mundial para impulsionar o Turismo nas Cidades Históricas é considerada como preponderante pelo prefeito do Município gaúcho de São Miguel das Missões, Hilário Casarin. O tema vai ganhar mais notoriedade durante a realização do 2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial.
O evento acontece no período entre 24 e 27 de fevereiro em São Luís, Maranhão. As inscrições estão abertas e são gratuitas. Na ocasião, vários debates serão realizados para discutir políticas públicas que possam orientar as Cidades Históricas sobre a melhor forma de execução de iniciativas voltadas ao Turismo.
Nesse contexto, Hilário Casarin lembrou que, apesar de São Miguel das Missões ter um enorme potencial turístico, o Município ainda engatinha em planejamento para atender quem visita a cidade. A cidade é conhecida pela Catedral Missioneira, considerada um sítio arqueológico da região. “É uma obra maravilhosa, mas se for levar em conta o aspecto turístico, diria que São Miguel das Missões está iniciando os primeiros passos”, reconheceu o gestor.
Falta de investimentos
O prefeito também explicou que o Município de São Miguel das Missões possui vários projetos com o objetivo de fomentar o Turismo. Apesar disso, disse que as ideias esbarram na falta de celeridade para execução dessas ações. “Estamos muito carentes de investimentos, mas não por falta de sugestões e sim porque os projetos demoram entre 2 e 4 anos para serem executados. A implementação deles vai trazer também os empresários e a geração de emprego”, contou.
O gestor disse ainda que a realização do evento em São Luís irá dinamizar a exposição de estratégias que outros gestores e especialistas têm para os Municípios. Nesse contexto, entende que todos possam ser beneficiados com o compartilhamento dessas iniciativas que visam disseminar a atividade turística nas Cidades Históricas. “O Turismo tem que se desenvolver para os Municípios como um todo. Apenas um não vai conseguir melhorar essa atividade”, defendeu.
O 2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial é uma iniciativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com o governo do Maranhão e a prefeitura de São Luís.
Clique aqui para fazer a sua inscrição.
Notícias relacionadas


