Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Prefeito de São Cristóvão (SE) cita obras históricas paradas e convoca gestores para encontro em São Luís

Notícias

02/02/2016

Compartilhe esta notícia:

Prefeito de São Cristóvão (SE) cita obras históricas paradas e convoca gestores para encontro em São Luís

02022016_prefeito_de_So_Cristvao_Sergipe_Jorge_Eduardo_2Considerado Patrimônio Mundial da Humanidade por possuir bens ulturais tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Município sergipano de São Cristóvão tem enfrentado várias dificuldades para manter o acervo cultural, religioso e as duas igrejas marcantes na cidade, localizadas na Praça São Francisco. O prefeito, Jorge Eduardo, ressaltou a urgência de realizar uma reforma nos monumentos e a necessidade de discutir as limitações enfrentadas pelos Municípios históricos durante o evento que vai reunir gestores e e representantes de setores ligados às cidades históricas.

O 2º Encontro Brasileiro das Cidades Histórica, Turísticas e Patrimônio Mundial acontece entre 24 e 27 de fevereiro em São Luís, no Maranhão. As inscrições estão abertas e são gratuitas. O prefeito destacou a relevância do evento promovido pela CNM em parceria com o governo do Estado e a prefeitura de São Luís. “É um ato importantíssimo para os Municípios. Os prefeitos têm que fazer um esforço maior. Devem participar e apresentar nesse evento as suas deficiências, suas necessidades e juntos, quem sabe, conseguirmos resolver parte de nossos problemas”, disse.

O gestor contou que São Cristóvão foi contemplado com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas. Ele lembrou que o Município acatou todas as exigências para receber o benefício do programa, mas que até agora as obras de reforma dos monumentos históricos continuam paradas. “Tudo que foi solicitado no tocante aos projetos a serem executados o Município cumpriu. Até hoje, não tivemos uma explicação concreta por parte do Iphan e do governo federal sobre os motivos que essas obras não foram realizadas. Nós temos 8 prédios e até agora nenhum foi restaurado. Isso me deixa muito triste, até porque houve uma divulgação da reforma”, desabafou.

O PAC das Cidades Históricas será um dos assuntos debatidos durante o encontro em São Luís. O prefeito reiterou que o evento servirá de base na elaboração de uma pauta para que o governo federal tome conhecimento do atual cenário dos Municípios históricos. “É uma oportunidade única, para conseguirmos mostrar ao governo federal as necessidades básicas que os Municípios históricos enfrentam e melhorar a situação das nossas cidades. Portanto, senhor prefeito, participe”; conclamou.

Hotsite
Os gestores podem contribuir para o incremento do hotsite e das imagens do patrimônio do seu Município. Para isso, basta usar a tag #cidadeshistoricasCNM nas redes sociais das prefeituras. Mais informações pelo e-mail:turismo@cnm.org.br ou pelos telefones (61) 2101-6606/(61) 2101-6620.


Notícias relacionadas