Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Portaria reconhece Situação de Emergência em 130 Municípios paranaenses decorrente de chuvas

Notícias

12/06/2014

Compartilhe esta notícia:

Portaria reconhece Situação de Emergência em 130 Municípios paranaenses decorrente de chuvas

Gov. BrasilPor meio da Portaria 157/2014, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 12 de junho, o Ministério da Integração Nacional (MI) reconheceu Situação de Emergência em 130 Municípios no Estado do Paraná decorrente das fortes chuvas do dia 8 de junho. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) continua acompanhado a situação da região afetada.
 
Os prejuízos causados pelas chuvas no Paraná foram estimados em R$ 500 milhões. Este valor consta do levantamento preliminar apresentado aos conselheiros da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil durante reunião nesta quarta-feira, 11 de junho no Palácio Iguaçu, em Curitiba.
 
Segundo o boletim desta quinta-feira, 12 de junho divulgado pela Coordenadoria estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná, 131 Municípios estão em Situação de Emergência, sendo que destes, 130 Municípios estão incluídos no decreto estadual. O Município de Lunardelli que decretou individualmente. Os dados informam que 28.701 pessoas estão desalojadas e 4.824 estão desabrigadas, totalizando 564.974 moradores diretamente afetados. Até o momento 8.458 residências foram danificadas.
 
Mortes no Paraná
Segundo o último boletim 11 pessoas morreram em decorrências das chuvas no Estado do Paraná. Em Guarapuava foi encontrado o corpo de uma pessoa que estava desaparecida, confirmando três mortos no Município. Além destas perdas, duas pessoas continuam desaparecidas, uma em Rebouças, no sudeste, e outra em São João do Ivaí, na região norte.
 
Santa Catarina
Segundo dados oficiais da defesa civil do Estado de Santa Catarina, até este momento, 42 Municípios informaram ocorrências decorrente das chuvas. O número de Decretos de Situação de Emergência também subiu para 30 registros e os Decretos de Estado de Calamidade Pública se mantém em dois.
 
Com isso, aumenta também o número de afetados. O volume de pessoas atingidas supera 130 mil habitantes com 20 mil desalojados ou desabrigados. A tendência é que após o atendimento emergencial, esses números aumentem, já que as cidades catarinenses continuam a emitir relatórios para a Defesa Civil do Estado. Apesar da trégua das fortes chuvas muitas residências ainda estão sem energia elétrica. Até 11 de junho, 5.128 unidades consumidoras permaneceram com a rede elétrica comprometida.
 
Chuvas não param
Segundo avisos hidrometeorológico há previsão de chuva entre os dias 13 e 14 de junho o que pode agravar as inundações no Vale do Itajaí e Bacia do Rio Canoas. Com isto pode ocorrer risco de deslizamentos, especialmente do Planalto e Litoral Norte ao Vale do Itajaí devido aos elevados acumulados de chuvas que ocorreram nos últimos dias. Além disto, os rios continuam subindo mesmo com o cessar das chuvas.
 
A defesa civil estadual de Santa Catarina oficializou o óbito de duas pessoas afetadas por enxurradas, um homem em Mafra, no Norte catarinense e um menino em Guaramirim.
 
Veja aqui a Portaria 157/2014.

Notícias relacionadas