Notícias
19/09/2014
População sofre com a pior estiagem dos últimos 80 anos
Níveis dos reservatórios de águas comprometidos, falta de chuvas e elevadas temperaturas. Esse é o cenário da pior estiagem dos últimos 80 anos enfrentada em São Paulo. Na quarta-feira desta semana, dia 17 de setembro, pelo menos 90 mil moradores do Município de Franca ficaram sem água. Apesar do corte no fornecimento, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) afasta a possibilidade de racionamento.Segundo esclarecimentos da Companhia, a falta de água ocorre, justamente, por conta da falta de chuva e das elevadas temperaturas, que levaram ao aumento do consumo. No entanto, a interrupção do abastecimento de água na região já havia ocorrido outros dias desta semana – na segunda e terça-feira, dias 15 e 16.
O problema registrado nesta quarta atingiu todo o Município, e foi mais grave em cinco bairros. Ainda assim, de acordo com a Sabesp, o volume de água está dentro dos padrões, porém o aumento do consumo comprometeu os reservatórios. “Serão utilizados dois pontos de captação, com cerca de 100 litros por segundo, para compensar este cenário”, disse o diretor da Sabesp, Rui Engrácia.
A companhia esclareceu: o volume do Rio Canoas reduziu aproximadamente 40% e só na última semana foram 50 litros de água por segundo a menos no sistema. Engrácia chamou atenção para a importância da conscientização do uso, ele afirmou que se cada morador economizar 10% a cidade teria seis milhões de litros de água a mais por dia.
Da Agência CNM, com informações do portal G1