
Notícias
01/06/2015
Ponte Barão de Mauá recebe certificado de Patrimônio Cultural do Mercosul
O primeiro Patrimônio Cultural do Mercosul é a Ponte Barão de Mauá, que liga Jaguarão (RS) e Rio Branco, no Uruguai. A certificação ocorreu neste sábado, 30 de maio, durante cerimônia promovida pela prefeitura gaúcha. Durante o evento, ocorreu a instalação da comissão binacional, responsável pela gestão da ponte, e o lançamento do Dossiê da Ponte Internacional Barão de Mauá.
Representantes do governo federal brasileiro e Uruguaio participaram da cerimônia. Tanto o ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira, quanto a ministra da Educação e da Cultura do Uruguai, Maria Julia Muñoz, receberam o documento emitido pela Comissão de Patrimônio Cultural do bloco sul-americano.
Apesar de ter sido tombada pela Comissão de Patrimônio Cultural do Mercosul em 2013, o certificado só foi entregue este ano. A Ponte Barão de Mauá foi construída entre 1927 e 1930, financiada pelo Uruguai em decorrência de uma dívida de guerra. Na época, foi considerada a maior obra de infraestrutura de concreto armado da América do Sul. Ela já havia sido tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Nacional (Iphan), em 2011.
Agência CNM, com informações do Iphan
Notícias relacionadas


