
Notícias
18/09/2007
Políticas públicas de 40% dos municípios não incluem projetos culturais
Agência CNM
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou que 40% dos 5.562 municípios brasileiros não têm projetos de cultura entre suas políticas públicas. Os dados são do período de 2005 e 2006, foram reunidos em parceria com o Ministério da Cultura e divulgados ontem, 17 de setembro.
A pesquisa revela que os municípios gastaram em média R$ 273,5 mil por ano com cultura. Isso equivale 0,9% dos orçamentos municipais. Além disso, 42,1% deles não têm nenhuma política cultural formulada.
As informações foram obtidas por meio de questionários respondidos pelas prefeituras durante o segundo semestre de 2006. A ação, que é a sexta edição da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic), investigou a diversidade cultural e territorial. Foi constado o predomínio de municípios com política cultural nas regiões Sul e Sudeste e nos pequenos Estados do Nordeste. A região Nordeste foi a que mais destinou recursos para a cultura: 1,2% do total da receita arrecadada.
Com informações da Folha Online
Notícias relacionadas


