Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Poluição do ar levou 7 milhões de pessoas a morte em 2012, alerta da OMS

Notícias

26/03/2014

Compartilhe esta notícia:

Poluição do ar levou 7 milhões de pessoas a morte em 2012, alerta da OMS

SXC.huA exposição à poluição do ar levou cerca de 7 milhões de pessoas a morte em 2012, conforme alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os dados divulgados nesta terça-feira, 25 de março, chamam a atenção para o fato de a poluição de atmosfera ter se tornado o maior fator de risco ambiental para a saúde no mundo. 

A gravidade do problema, segundo a OMS, se confirma com o fato de uma em cada oito mortes em 2012 ter sido causada pela poluição do ar – dado que duplica os números anteriores. Só a poluição do ar interior – causada por fogões a carvão, lenha ou biomassa – foi responsável por 4,3 milhões de mortes em lares. Já a poluição do ar exterior está na origem de 3,7 milhões de mortes em todo o mundo. 

De acordo com os dados do comunicado, há muitas pessoas expostas à poluição interior e exterior, a mortalidade associada às duas fontes não pode ser simplesmente adicionada, daí a estimativa de 7 milhões. Isso, refletido em doenças respiratórias, incluindo infecções agudas e doenças pulmonares obstrutivas crônicas. Além de uma forte ligação a doenças cardiovasculares, como o AVC, a cardiopatia isquêmica e o câncer. 

Causas
Pref. Joiniville (SC)A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (Dpoc) foi responsável por 11% das mortes ligadas à poluição interior, enquanto o câncer de pulmão e as infeções respiratórias agudas em crianças respondem pelo restante, 6% e 3% respectivamente. Em relação a poluição do ar exterior, 34% das mortes devem-se ao AVC, 26% à cardiopatia isquêmica, 22% à Dpoc, 12% a infeções respiratórias agudas em crianças e 6% ao câncer de pulmão. 

Pelos dados da OMS, os países de baixo e médio rendimento nas regiões do Sudeste Asiático e do Pacífico Ocidental registraram maior número de mortes associadas a este tipo de poluição. Com um total de 3,3 milhões de mortes ligadas à poluição do ar interior e 2,6 milhões de mortes associadas à poluição do ar exterior. 

O comunicado da OMS indica que se reduzir a poluição do ar poderia salvar milhões de vidas. 

Da Agência CNM, com informações da Agência Brasil


Notícias relacionadas